Renan Filho culpa Guedes por reajustes da Petrobras: “Quando o dólar aumenta, o patrimônio dele também aumenta”

Da Redação

O governador Renan Filho, em entrevista nesta segunda-feira (11), afirmou que a política de reajuste constante praticada pela Petrobras quanto aos preços dos combustíveis é culpa do ministro da Economia, Paulo Guedes.

“É uma política. Ele [Guedes] foi pego na semana passada com contas na Ilhas Cayman. Quando o dólar aumenta, o patrimônio dele em reais também aumenta”, argumentou o governador, que fez referência à revelação de que o ministro tem uma empresa num paraíso fiscal. Sobre o tema, Guedes diz que a offshore está dentro da legalidade.

Para o chefe do Executivo estadual, é errado o repasse quase que diário do dólar para gasolina e diesel. Renan Filho também disse que qualquer mudança no ICMS deve ser apreciado pela Câmara e Senado.

Ainda criticando Jair Bolsonaro, o governador falou que as promessas de campanha do presidente não foram cumpridas e, por isso, quase ninguém acredita mais no Governo Federal, citando a inflação e o desemprego. “O governo erra em tudo que é importante para a economia”, afirmou Renan Filho, durante solenidade em Murici.

Vale lembrar que a apreciação da proposta que pode reduzir o preço dos combustíveis foi marcada para a próxima quarta-feira por Arthur Lira. Segundo o deputado, o valor da gasolina cairá em 8%; do etanol em 7%; do diesel em 3,7%. No caso, o imposto estadual seria cobrado com base na média entre os últimos dois anos, e não na média quinzenal como atualmente.

Leia mais: Proposta de Lira projeta redução de 8% no preço da gasolina, mas enfrenta rejeição de estados e municípios

Sair da versão mobile