Maceió reduz intervalo da vacina Astrazeneca para oito semanas a partir de hoje (21)

Foto: Gabriel Moreira

A Prefeitura de Maceió inicia, nesta quinta-feira (21), a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca com intervalo reduzido de doze para oito semanas. Desta forma, quem tomou a primeira dose no dia 26 de agosto ou antes, já pode se dirigir aos pontos de vacinação para tomar a segunda. O novo intervalo reduz de 84 para 56 dias o intervalo entre as vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a redução do intervalo segue orientação do Ministério da Saúde e que será iniciada nesta quinta porque Maceió recebeu, esta semana, um novo lote da vacina Astrazeneca, o que permite a antecipação.

A partir de agora, Maceió aplica a segunda dose dos imunizantes com intervalo de 28 dias para a Coronavac. Já Astrazeneca e Pfizer, com 56 dias de intervalo. É importante verificar a data de aplicação da primeira dose e, se estiver com oito semanas, já é possível tomar a segunda dose.

Vacinação em Maceió
A primeira dose da vacina está disponível em todos os pontos para adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades e adultos a partir de 18 anos; a segunda dose está disponível para adultos; e a dose de reforço, para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com seis meses completados desde a aplicação da segunda dose, além de imunossuprimidos com pelo menos 28 dias da segunda dose.

Aos adolescentes entre 12 e 17 anos, a Prefeitura administra exclusivamente a vacina da Pfizer, único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este público.

Confira locais e horário dos pontos de vacinação
Os pontos de vacinação em Maceió ficam espalhados em diferentes localidades para atender a toda a população com maior comodidade. De terça a domingo, os pontos instalados nos Shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria funcionam com horário estendido, das 9h às 21h.

Os outros quatro pontos – Papódromo (Vergel), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) – funcionam todos os dias das 9h às 16h. Aos domingos e às segundas-feiras, os pontos dos drive-thrus e dos shoppings também funcionam das 9h às 16h.

Documentos necessários
Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Adolescentes de 12 a 17 anos que não tenham o RG podem se vacinar apresentando a Certidão de Nascimento.

De 12 a 14 anos deve estar acompanhado do pai, mãe ou responsável legal. Se os pais ou responsáveis não puderem acompanhar, devem escrever e assinar uma declaração de autorização para que outra pessoa adulta acompanhe o adolescente ao ponto de vacinação.

Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão, pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose.

Pessoas com deficiência visual que, ao tomar a primeira dose, tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda.

Para se vacinar com a dose de reforço, pessoas idosas e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior.

SMS

Sair da versão mobile