Redação*
Com o objetivo de investigar crimes financeiros na região do município de Delmiro Gouveia, a Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (02), a Operação Pasto de Papel.
A força-tarefa teve apoio do Banco do Brasil, instituição que opera a concessão dos financiamentos relacionados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
As investigações indicam que um determinado grupo, através de simulações de contratos de promessa de compra e venda, comodato e de outras formas capazes de sugerir titularidade de uma propriedade rural, além de outras fraudes na instrução dos pedidos de financiamento, logrou êxito em obter a liberação de recursos.
“Tão logo disponibilizados os montantes nas contas bancárias, os recursos eram destinados para finalidades diversas do Programa, sendo que em grande parte dos casos o dinheiro circulava entre os membros da própria associação criminosa ou era transferido para terceiros”, informou a PF.
Cerca de 50 policiais federais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário. O valor total dos contratos investigados pode chegar a R$ 1,5 mi.
Os documentos apreendidos serão juntados ao inquérito instaurado.
*com PF
