Redação
Um incêndio de grandes proporções atingiu parte da Estação Ecológica de Murici durante a madrugada desta sexta-feira (03), destruindo a vegetação local. A brigada de incêndio do ICMBio foi acionada para combater as chamas.
Segundo informações que vêm da região, o fogo se iniciou no pasto da Fazenda Jitituba. Com o rápido alastramento, as chamas atingiram outra fazenda e também a área de proteção ambiental, entre os municípios de Murici e Messias.
“A maior parte da área atingida foi pastagem, mas o fogo atingiu a borda da estação ecológica, entre 50 e 100 metros dentro da mata. O fogo começou no pasto da Fazenda Jitituba e terminou na Fazenda Santa Fé”, explicou o analista ambiental e fiscal Marco Antônio Freitas.
Após a madrugada controlando o incêndio, equipes do ICMBio estão indo à estação para avaliar os danos e mensurar como a área foi afetada. Há possibilidade de o dono da fazenda ser responsabilizado e multado.
“Todo proprietário de fazenda é responsabilizado pelo fogo, seja ele qual for. Se tiver iniciado por um caçador, uma limpeza de pasto, uma ponta de cigarro ele é responsável”, afirmou Freitas.
