Conhecida como Capitã Cloroquina, Pinheiro postou um texto dizendo que “não pode aceitar passivamente que crianças façam parte de um experimento científico motivado por ativismo político e interesse comercial”.
Segundo especialistas, no entanto, a vacina contra Covid-19 é segura para crianças e seus benefícios superam os riscos. Segundo estudos da Pfizer, o imunizante do laboratório não traz riscos para crianças de 5 a 11 anos e é mais de 90% eficaz na prevenção da Covid nessa faixa etária.
A vacinação de crianças contra Covid já acontece em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos e em Israel.
O post dela foi repostado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do presidente.
O governo está em campanha para adiar deliberadamente a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, já autorizada pela Anvisa.
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, jogou a decisão do governo sobre a aplicação da vacina para janeiro.
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou na segunda-feira (20) um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e ampliou para até 5 de janeiro o prazo para o governo federal apresentar informações sobre vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Na sexta-feira (17), Lewandowski havia dado 48 horas para o governo se manifestar sobre a inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Imunização (PNI).
G1/Andrea Sadi