O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou requerimento nesta quinta-feira (30) para que o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, compareça na Comissão Representativa do Congresso Nacional para explicar por que o governo recusou a ajuda da República Argentina para o combate das enchentes na Bahia, que já mataram 24 pessoas.
Em seu pedido, Randolfe indicou que o Congresso Nacional não poderia se manter inerte em relação à própria incapacidade do governo federal de ajudar a Bahia.
Ontem, o governador do estado, Rui Costa (PT), disse que o estado aguardava a autorização do MRE para receber os donativos do governo de Alberto Fernández: Buenos Aires indicou que poderia enviar, imediatamente, uma missão humanitária ao país com dez profissionais especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres, comprimidos para potabilização de água, entre outras medidas. A autorização, no entanto, foi freada pelo governo de Jair Bolsonaro – que tem a palavra final sobre a relação com estados estrangeiros e sobre a autorização de entrada destas forças no país.
O presidente Jair Bolsonaro se recusa a sair de suas férias em Santa Catarina para tratar do tema, relegando aos ministros o controle da situação. A inação mantém há dias a hashtag “#BolsonaroVagabundo” como o assunto mais comentado do Twitter.
Como o Congresso Nacional está em recesso, o pedido sobre o caso da Bahia não deve ter muitos efeitos práticos, já que uma deliberação dos parlamentares só deverá ocorrer após fevereiro.
Fonte: Comgressoemfoco

