O governador de Alagoas, Renan Filho, participou, na manhã desta terça-feira (18), em Recife, da cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste: o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. O chefe do Executivo alagoano destacou as virtudes do mandatário e ressaltou a importância da entidade como ferramenta indutora do desenvolvimento regional e do fortalecimento político.
“O Consórcio do Nordeste é uma ferramenta muito necessária do ponto de vista técnico e político, para que a gente dê a densidade necessária para essa região do Brasil, que entrega excelentes exemplos à nação e, ao meu ver, precisa cada vez mais ser ouvida”, afirmou Renan Filho.
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste, é uma autarquia interfederativa instituída pela congregação dos nove Estados nordestinos. Criado em 2019, o Consórcio é uma iniciativa que busca atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada.
A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada no Palácio do Campo das Princesas. Em substituição ao governador do Piauí, Wellington Dias, Paulo Câmara assume a presidência do Consórcio Nordeste até 31 de dezembro deste ano.
“Para o encerramento desse ciclo inicial do Consórcio Nordeste, não teríamos um governador mais apropriado para presidi-lo”, avaliou Renan Filho, que também elogiou a gestão de Dias.
“Wellington é, de todos nós, o governador mais experiente. Está agora próximo de concluir seu quarto mandato à frente do Governo do Piauí. Isso não é pouca coisa”, observou.
Paulo Câmara falou dos desafios de assumir a presidência do Consórcio Nordeste e elencou os pontos de atuação de sua gestão.
“A gente vai ter a oportunidade agora de fazer o planejamento para 2022, que será em cima dos avanços dos estudos que as 15 Câmaras Temáticas do Consórcio estão produzindo. Então, vamos avançar em áreas que buscam energia renovável, o turismo, a agricultura familiar, o desenvolvimento social e econômico da região; atuações referentes à cultura, à busca da preservação do meio ambiente, ou seja, uma série de ações que vamos buscar potencializar”, citou Câmara.
Homenagens
O evento também marcou a entrega da comenda Celso Furtado, um reconhecimento a pessoas e instituições que apoiam o desenvolvimento sustentável do Nordeste.
Participaram presencialmente da transmissão de cargo a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; os governadores Renan Filho (Alagoas), João Azevedo (Paraíba), Antenor Roberto (vice-governador do Rio Grande do Norte) e Izolda Cela (governadora em exercício do Ceará), além da deputada federal Rejane Dias (PI). E, por videoconferência, os governadores Belivaldo Chagas (Sergipe), Flávio Dino (Maranhão) e o senador Humberto Costa.
Agência Alagoas