Redação
“As pessoas estão sentindo na pele o que é uma empresa que não tem compromisso com o cidadão e não está pronta para resolver os problemas que são apresentados”. Foi assim que a BRK Ambiental voltou a ser citada em sessão desta quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa. Desta vez, a deputada Cibele Moura fez duras críticas à empresa porque vem recebendo denúncias recorrentes de falta de água em Paripueira e Marechal Deodoro.
A deputada destacou que a população não pode mais ficar à mercê da empresa, apelando para que a BRK resolva a situação dessas localidades, pois é obrigação e foi para isso que houve a concessão. No pronunciamento, relatou ainda que as pessoas ligam para o número de atendimento ao cliente, mas não conseguem fazer contato com a empresa.
“Ontem também recebi denúncia de que está faltando água em Massagueira, na cidade de Marechal Deodoro. Isso está ficando insuportável. Não sei mais quanto tempo iremos falar sobre falta de água em nosso Estado e cobrar que a BRK cumpra com sua obrigação”, cobrou Cibele.
Constantemente os políticos vêm relatando os problemas de abastecimento na Região Metropolitana de Maceió, já que recebem cobrança de seus eleitores. Desde que assumiu 13 municípios em julho do ano passado, a BRK acumula reclamações e a liderança no Procon Alagoas. O fato maior foi o desabastecimento que ultrapassou um mês na parte alta da capital durante o fim de ano, onde a população ficou dependendo de caminhões pipa para necessidades básicas.
Sobre as reclamações relatadas hoje, a reportagem entrou em contato com a assessoria da BRK e aguarda resposta.
Atualização – A BRK emitiu nota sobre a situação das duas localidades citadas.
NOTA
A BRK informa que desde que assumiu a operação em Marechal Deodoro, há menos de 180 dias, já investiu mais de R$ 3 milhões para a melhoria do sistema de abastecimento de água do município – a exemplo de adequações estruturais nas unidades operacionais, aquisição de equipamentos e recuperação de redes para ampliar a cobertura de atendimento. Além disso, a BRK já disponibilizou mais de 2 milhões de litros de água via caminhões-pipa para atender diversas comunidades.
Já em Paripueira, o abastecimento se dá por meio de poços de produção de água operados pela Casal e interligados diretamente na rede de distribuição da BRK. Recentemente, alguns desses poços foram encontrados parados e passaram por manutenção da Casal. A BRK segue com o monitoramento do sistema e realizando ações operacionais na cidade, como reparos de vazamentos e desobstruções de redes.
A BRK esclarece ainda que ambos os municípios receberão significativos investimentos ao longo do projeto de concessão.