Operação de combate à violência contra mulheres prende 2,5 mil suspeitos no país

Policiais civis penderam pelo menos 2,5 mil suspeitos de praticarem crimes de violência contra mulheres nesta terça-feira (8) – Dia Internacional da Mulher –, na Operação Resguardo. A ação ocorre nos 26 estados e no Distrito Federal.

A operação começou em 7 de fevereiro e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). Até esta segunda (7), os agentes atenderam 30 mil mulheres em situação de violência em 2,1 mil municípios.

O balanço é parcial e faz parte da Operação Resguardo, coordenada pelo Ministério da Justiça e que teve início em fevereiro. O objetivo, segundo a pasta, era “de apurar denúncias, instaurar inquéritos policiais e cumprir mandados de prisão para a proteção da mulher”.

Durante o último mês, o Ministério da Justiça afirma que promoveu a capacitação e qualificação de agentes das forças de segurança federais e estaduais que atuam no atendimento às vítimas de violência. Ao todo, 10.660 policiais participam da operação. As prisões ocorrem por determinação judicial.

G1

Sair da versão mobile