Redação*
Após a tentativa de fuga registrada na Penitenciária de Segurança Máxima, no último domingo (24), o Judiciário de Alagoas fiscalizou hoje (26) as condições do local. Sem êxito, os presos foram colocados em isolamento até a apuração do caso e devem ser levados em breve para o Agreste.
“A gente já identificou o material que foi utilizado, que foi parte da própria cela para serrar. Todos serão ouvidos pela Comissão de Sindicância e, após isso, vamos pedir autorização à Vara de Execuções Penais para transferi-los para o Presídio do Agreste”, disse Marciano Alex, chefe especial das unidades prisionais.
Ele relatou detalhes da tentativa. “Chegando ao local, a equipe encontrou a cela serrada, não 100%, mas conseguiu identificar antes que eles conseguissem se evadir da unidade. Um trabalho com eficiência dos nossos policiais, mesmo com todas as dificuldades”, contou.
A Penitenciária de Segurança Máxima, localizada no Sistema Prisional, parte alta de Maceió, tem hoje 910 detentos, entre presos condenados e provisórios. A fiscalização foi realizada pelo juiz Allysson Amorim, que conversou com os agentes.
“Provavelmente serão transferidos e será aberto procedimento administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades. Concluindo quem foram os responsáveis, eles serão punidos pela ocorrência grave”, afirmou Amorim.
Ainda de acordo com o juiz, os envolvidos podem perder até 1/3 dos dias que eventualmente tenham remidos de sua pena. “Qualquer outro benefício também será cortado, exceto os que a lei veda”.
*com info TJ-AL
