Idoso pede para ser levado a abrigo após maus tratos familiar em Arapiraca

Cortesia

Redação

Um idoso de 68 anos, encontrado em situação de maus tratos causada pela própria família, foi resgatado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), na cidade de Arapiraca.

Segundo o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI), a família alegou que o idoso era de difícil convívio. O senhor possui diabetes e ainda tem a perna direita amputada.

“No local, foi constatado que o idoso se encontrava alojado no quintal da casa, deitado sem roupas em um sofá molhado. Além disso, o espaço era coberto por telhas de amianto e compartilhado com galinhas e um cachorro, completamente inadequado para um idoso”, relata Priscila Araújo, coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca.

As técnicas do NAPI realizaram a visita domiciliar após receber a denúncia de abandono encaminhada por uma Unidade Básica de Saúde.

“Ele passava todo o tempo nesse local, na dependência de terceiros para atender às suas necessidades. Como se encontrava lúcido, o próprio pediu que fosse retirado de lá e levado para um abrigo”, completou Priscila.

Diante dos fatos e atendendo à vontade da vítima, a equipe do núcleo retirou o idoso da residência e o encaminhou para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), onde ele receberá assistência integral com profissionais qualificados.

Serviço
Os atendimentos oferecidos pelo NAPI incluem atuação na mediação e conciliação de conflitos, assessoria jurídica voltada para os direitos da pessoa idosa, intermediação e encaminhamento aos órgãos jurídicos, articulação junto aos órgãos assistenciais de proteção ao idoso, atendimento psicossocial, entre outros.

Para quem busca esse serviço, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa em Maceió funciona na Casa de Direitos, localizada na Praça do Mirante do Jacintinho, com atendimento disponível das 8h00 às 17h00. Já em Arapiraca, o NAPI funciona na Casa de Direitos, situada na Rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, também de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

*com Assessoria

Sair da versão mobile