Apala entra com ação para garantir tratamento de crianças com câncer no Veredas

Foto: Folha de Alagoas

Da Redação

A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) ingressou com um mandado de segurança na Justiça contra o Hospital Veredas, o Estado e o Município de Maceió, para que seja restabelecido de imediato o atendimento na oncopediatria do Veredas de forma ininterrupta até o fim do tratamento dos pacientes.

No pedido, a Apala cita que vem recebendo diversas queixas de mães de crianças e adolescentes com câncer, que estão sem o atendimento devido, nem mesmo procedimento quimioterápico, há pelo menos duas semanas, o que logicamente agrava o estado de saúde e a expectativa de cura.

“As denúncias vão desde a falta dos mais basilares procedimentos médicos, como, por exemplo, de medicamentos e/ou simples tratamentos quimioterápicos das crianças, até o precário atendimento ofertado”.

A associação contextualiza que não é a primeira vez que há esse tipo de situação no Veredas. “Apesar dos diversos esforços empenhados por esta instituição, de modo a solucionar este fato, tem-se que o Hospital Veredas, até a presente data, infelizmente não resolveu a situação noticiada, sequer ofereceu alternativas”.

A Apala também destaca que o Veredas é habilitado como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon), que atende pelo Sistema Único de Saúden (SUS), ou seja, possui a obrigação de atender os pacientes pelo sistema público.

O mandado em caráter urgência, que tramita na 16ª Vara Cível da Capital, requer ainda que seja aplicada multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento, ou como alternativa, o Estado e o Município providenciem a continuidade dos tratamentos em outras unidades.

Em meados de maio, a Folha de Alagoas cobriu in loco o protesto das mães indignadas com o cenário encontrado no Veredas. Os relatos podem ser lidos nesta reportagem: ‘Mães relatam abandono da oncologia pediátrica do Hospital Veredas‘.

Sair da versão mobile