Abastecimento de água na parte alta de Maceió é suspenso por causa das chuvas

Arquivo

Redação

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pela operação do Sistema Aviação, informou que teve que suspender o serviço que contempla os bairros da parte alta de Maceió por conta da qualidade da água, comprometida em razão das chuvas, o que inviabiliza o tratamento e, por consequência, o fornecimento.

A BRK Ambiental, que faz a distribuição do líquido à população, acompanha os trabalhos, cujo prazo para normalização não fora informado. A Casal argumenta que a medida segue recomendações da legislação que regula o setor, a qual proíbe a distribuição de água fora dos padrões de consumo.

A paralisação no abastecimento afeta as seguintes localidades: Cidade Universitária, Santos Dumont, Clima Bom, Tabuleiro dos Martins, Eustáquio Gomes, Inocoop, Medeiros Neto, Santa Amélia, Santa Lúcia, Conjunto Santa Maria, Colina dos Eucaliptos e adjacências.

Ainda segundo a Casal, as chuvas têm carreado muitos sedimentos para o Riacho Aviação, manancial que abastece o sistema, e prejudicado a qualidade da água bruta, o que está inviabilizando temporariamente o tratamento. Tão logo a situação melhore, serão feitos testes para que se decida pela reativação do sistema e, posteriormente, o envio do líquido para a BRK e retomada do abastecimento.

O Sistema Aviação tem sido uma das maiores problemáticas enfrentadas pela Casal e BRK. No fim do ano passado, moradores dos bairros mencionados acima ficaram mais de 30 dias sem água nas torneiras e tiveram que recorrer a caminhões pipa e outros meios para o uso diário até o retorno do fornecimento, gerando protestos e multa aplicada pelo Procon contra as empresas de quase R$ 1 milhão.

Sair da versão mobile