Um mês após a formação da sua comissão, o concurso TCE/AL já conta com uma banca organizadora. Conforme o Tribunal de Contas de Alagoas, a seleção será organizada pela Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).
A dispensa de licitação foi publicada no Diário Eletrônico do Estado, oficializando assim a escolha da banca. Desta forma, o próximo passo é a assinatura do contrato entre as partes. Após essa etapa, o edital poderá ser publicado.
A expectativa é para que isso ocorra já nos próximos meses, mas ainda este ano. Vale lembrar que o documento chegou a estar previsto para 2021, quando foi anunciado pelo presidente do TCE/AL, Otávio Lessa.
O concurso TCE AL contará com vagas para o cargo de agente de controle externo. A carreira teve 30 vagas criadas recentemente, por meio da Lei Nº 8.661/2022. O vencimento básico para a carreira de agente de controle externo é de R$7 mil, conforme a lei de criação.
No mês passado, o regulamento da seleção foi publicado, antecipando assim informações importantes para os candidatos. Seguindo a legislação, são requisitos de escolaridade para ingresso o diploma de conclusão de curso superior com habilitação nas áreas e quantidades a seguir:
• Administração (quatro vagas);
• Ciências Contábeis (16);
• Ciências da Computação e Informática (uma);
• Direito (seis);
• Engenharia Civil (duas); e
• Engenharia Ambiental (uma).
Apesar do quantitativo de vagas estar previsto na lei, ainda não está confirmado o mesmo número de oportunidades para o próximo edital, sendo possível uma parte ser reservada à formação de cadastro reserva.
Conforme o regulamento, até 20% das vagas serão reservadas a pessoas com deficiência. Além disso, haverá isenção de taxa para candidatos dentro dos seguintes perfis:
• residentes há, pelo menos, dois anos em Alagoas que estejam desempregados, carentes ou que sejam doadores voluntários de sangue, além dos trabalhadores que ganham até um salário mínimo por mês.
Folha Dirigida
