TJ define lista tríplice para vaga de desembargador nesta sexta (15)

Arquivo

Da Redação

Acontece nesta sexta-feira (15) o penúltimo passo para escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, na cadeira destinada ao Quinto Constitucional. O pleno da corte estadual se reúne para diminuir para três nomes a lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL).

Os desembargadores têm que formar uma lista tríplice para que o governador Paulo Dantas escolha, enfim, o advogado que ficará com a vaga. Estão na disputa: Fábio Ferrario, Daniel Brabo, Lavínia Cavalcanti, Eduardo Lopes, Cláudia Lany e Alberto Maya.

Nos bastidores, os favoritos e as possibilidades já são ventilados. Mais escolhido entre os 3.860 votantes, Fábio Ferrario aparece benquisto também pelos desembargadores. Já Eduardo Lopes é outro bem cotado, já que foi assessor e tem o aval do ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Alberto Maya também é próximo de Martins e tem esse bônus. Contudo, há uma pressão considerável da advocacia para que pelo menos uma mulher esteja presente na lista. Atualmente, vale lembrar, Elisabeth Carvalho é a única desembargadora entre 17 cadeiras da corte alagoana.

Com postulantes de currículos extensos e trajetórias diferentes, é difícil prever o que pode ocorrer até a votação do pleno e, depois, na escolha do Executivo, mas os favoritos estão na mesa.

Sair da versão mobile