Na última terça-feira (09), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, e o juiz auxiliar Hélio Pinheiro Pinto foram homenageados pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), durante solenidade de lançamento do Observatório Eleitoral da entidade. O Observatório vai tratar de questões como abuso de poder e compra de votos, desinformação e participação da mulher e das minorias.
O presidente Otávio Praxedes destacou a parceria constante da Justiça Eleitoral com a OAB e ressaltou o fortalecimento das ações conjuntas com a publicação de Resolução do TRE/AL que garante à Ordem acesso a todas as etapas de preparação e logística do pleito eleitoral em Alagoas, incluindo a geração de mídias e softwares, o transporte e entrega das urnas eletrônicas e a auditoria de votação.
“Temos na OAB de Alagoas uma grande aliada pois, com sua proximidade da Justiça Eleitoral, garante transparência, legitimidade e lisura a todas as etapas de logística, planejamento e efetivação das eleições deste ano”, evidenciou o presidente do TRE/AL.
O Observatório Eleitoral foi lançado para atuar aproximando a comunidade da OAB e para que tudo ocorra da maneira mais transparente possível, de forma que as denúncias recebidas e o desrespeito ao que preconiza a lei sejam encaminhados e apurados por quem tem esse dever.
“As eleições estão muito disputadas e com uma polarização muito grande. Diante disso, é fundamental que a OAB faça esse elo entre os órgãos e a sociedade civil. Estaremos atentos a questões como direitos das mulheres nas campanhas, direitos das minorias, gastos eleitorais e lisura do pleito como um todo, como a questão da compra de voto. Enfim, em todas as situações em que existam ilegalidades”, aponta o advogado Davi Lima, que vai coordenar os trabalhos do Observatório Eleitoral.
/Assessoria
