Lira muda de ideia e quer escolha de novo ministro do TCU antes da eleição

Foto: Agências

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou aos líderes partidários que pretende antecipar para a próxima terça-feira, durante o período de ‘esforço concentrado’, a eleição do nome que a Casa indicará como novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Nos bastidores, Lira está trabalhando pela candidatura do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), alinhado ao presidente Jair Bolsonaro, mas há resistência até mesmo entre governistas.

No Palácio do Planalto, a avaliação é que não há acordo e que será difícil reunir quórum suficiente considerando que a votação precisa ocorrer em formato presencial e o voto é secreto.

Inicialmente, Lira sinalizou que poderia deixar a deliberação para novembro, mas foi convencido por aliados de que essa opção seria arriscada em razão da eleição.

A ideia agora é tentar antecipar a votação para evitar que o resultado da disputa presidencial, considerando uma possível vitória do ex-presidente Lula (PT), dê margem para a escolha de um nome desalinhado ao presidente da Câmara. A próxima semana será a última em que há previsão de votações presenciais antes das eleições.

Além de Jonathan de Jesus, também estão na disputa pela vaga do TCU os deputados Soraya Santos (PL-RJ), Hugo Leal (PSD-RJ), Danilo Forte (União-CE) e Fábio Ramalho (MDB-MG).

Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile