Redação
A partir da segunda-feira (19) deve chegar finalmente a Maceió o sinal do 5G. A a ativação na capital alagoana e em mais seis cidades pelo país foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14), seguindo a previsão de quando foi anunciada a chegada do 5G ao Brasil. Municípios do interior, onde muitos sequer ainda pegam o 4G, só devem ter à disposição para a população nos próximos meses e até anos.
Aliás, até na capital, o sinal deve ficar restrito, porque inicialmente as operadoras vão instalar uma antena para cada 100 mil habitantes. Os equipamentos estão vindo da China. Claro, TIM e Vivo venceram os lotes do leilão e são as empresas autorizadas a usar a tecnologia.
A Anatel destacou também que até 27 de novembro todas as capitais brasileiras devem contar com o 5G, que precisa de um celular apto a receber essa conexão, que já se encontra nos smartphones mais modernos e caros das marcas.
Além de Maceió, vão ser contempladas a partir da próxima semana as cidades de Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM) e Belém (PA).
