Redação
O Instituto FSB Pesquisas, contratado pela BTG Pactual, publicou, nesta segunda-feira (19), pesquisa eleitoral de candidatos à Presidência da República. A nova rodada de pesquisa o ex-presidente Lula (PT) somou 44% das intenções de voto, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta 35%.
O ex-presidente subiu três pontos percentuais em comparação com a pesquisa divulgada em 12 de setembro, na qual Lula estava com 41%. Bolsonaro manteve os 35%.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet caíram em relação ao último levantamento, ambos dentro da margem de erro. Ciro saiu de 9% para 7%; já Tebet caiu de 7% para 5%. Somados, os demais candidatos tiveram 2%. Votos nulos ou em branco alcançaram 4%, e os eleitores indecisos totalizam 3%.
O cenário considerado é o estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
No cenário espontâneo (no qual os nomes não são apresentados aos entrevistados), os dois líderes nas pesquisas apresentaram crescimento. Lula saiu de 39% para 42%, em relação ao levantamento de 12 de setembro. Já Bolsonaro subiu de 33% para 34%.
Ciro e Tebet, no entanto, tiveram queda. O pedetista estava com 6% e foi para 4%. Tebet caiu de 5% para 3%. Os demais candidatos permaneceram com 2% de citação. Votos nulos ou em branco também mantiveram 6%. E os eleitores indecisos somam agora 9%, contra 8% da pesquisa anterior.
Para a pesquisa, o instituto entrevistou 2 mil eleitores, por telefone, entre os dias 16 e 18 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-07560/2022.

