Ratinho Junior (PSD) foi reeleito governador do Paraná no primeiro turno das eleições. Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). Da mesma forma, Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito governador do Distrito Federal, assim como Romeu Zema (Novo) em Minas Gerais.
Empresário, o atual governador Ratinho começou a carreira política em 2002, quando foi eleito deputado estadual pelo Paraná. Em seguida, atuou como deputado federal por dois mandatos consecutivos (2007-2013). Em 2014, foi novamente eleito deputado estadual. Assumiu o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná em duas ocasiões: de 2003 a 2007 e de 2017 a 2019. Em 2018, foi eleito governador do Paraná.
Ibaneis é o 2º chefe do Executivo local a conquistar a reeleição. Antes dele, apenas Joaquim Roriz conseguiu o segundo mandato à frente do GDF. O candidato do MDB obteve a maioria dos votos válidos. O candidato do PV, Leandro Grass, ficou na segunda posição e, Paulo Octávio (PSD), encerrou a votação em terceiro.
Já o empresário Zema derrotou o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).
O mineiro é formado em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e está afastado do comando de seu empreendimento desde que decidiu ser candidato. É divorciado de Ivana Scarpellini, com quem tem 2 filhos.
Agências
