Veja como foi a performance eleitoral de Dantas e Cunha pelos municípios

Leonardo Ferreira

As eleições ao governo de Alagoas trouxeram um cenário com quatro postulantes fortes, todos marcando mais de 10% nas pesquisas, fato que se confirmou nas urnas. No fim, Paulo Dantas (MDB) liderou com folga, com 708 mil votos, mas não a ponto de vencer no primeiro turno, enfrentando agora Rodrigo Cunha (UB), que teve 407 mil votos.

Com 46,64% dos votos válidos, Dantas liderou em 83 municípios, incluindo os dois maiores colégios eleitorais, Maceió e Arapiraca. Na capital, o atual governador teve 34% contra 27% de Cunha. Já na maior cidade do Agreste, terra de Rodrigo, a disputa foi acirrada: 37% para Paulo e 36% para o senador.

Na região de Dantas, Batalha, o emedebista teve 72% da preferência, assim como ocorreu de forma similar na circunvizinhança. Em colégios importantes, a exemplo de Palmeira dos Índios, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Coruripe, Paulo venceu com tranquilidade.

Ao todo, Cunha liderou em 13 dos 102 municípios, sendo dois no sertão: Canapi e Ouro Branco. A liderança do candidato do União Brasil veio também em Coité do Nóia, Paulo Jacinto, Flexeiras, Boca da Mata, Satuba e Maragogi.

Integram a lista ainda Junqueiro, Teotônio Vilela e Campo Alegre, região de onde vem a família da vice de Cunha, Jó Pereira (PSDB). Nessa última, a chapa deles liderou com 71% do eleitorado. Fechando as 13 cidades estão Roteiro e Barra de São Miguel, do prefeito Biu de Lira (PP), pai de Arthur Lira (PP), o principal articulador da candidatura de Cunha.

Terceiro mais votado, com 14%, o senador Fernando Collor (PTB) venceu apenas em Limoeiro de Anadia. Em Maceió e Arapiraca, teve 21% e 18%, respectivamente. Ele pode ser o fiel da balança para Dantas e Cunha nos principais colégios do estado.

Apesar da quarta colocação, com 10%, Rui Palmeira (PSD) ganhou em cinco municípios: Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, Pindoba, Belo Monte e Maravilha. O ex-prefeito de Maceió põe em jogo 157 mil votos, que pode colocar Cunha vivo na disputa ou decretar de vez a vitória de Dantas.

Créditos: G1
Sair da versão mobile