Lira pode ser o responsável por passar a faixa presidencial a Lula

Reprodução

Redação

Com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) relutando a participar da tradicional entrega de faixa ao recém-eleito Lula (PT), em cerimônia no primeiro dia de janeiro, pode sobrar para o alagoano Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, a incumbência de realizar o ato.

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) também já disse que não vai ser o responsável por dar a faixa ao petista, pois não é de sua competência. Além de Lira, outra alternativa é Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado.

Repassar a faixa tem sido historicamente a ação que representa a transmissão do cargo e foi cumprida, desde a redemocratização, com Michel Temer passando para Bolsonaro; Lula para Dilma Rousseff; FHC para Lula; e José Sarney para Fernando Collor.

A entrega da faixa por Lira poderia ser importante para o deputado na tentativa de conquistar apoio do PT e outras siglas na busca pela reeleição à presidência da Câmara, em fevereiro, conforme, inclusive, ele já vem articulando a partir do fim do segundo turno.

Sair da versão mobile