Exposição fotográfica ‘O centro vive’ chega a Maceió

Fotografias do centro histórico de São Luís ficam disponíveis para visitação até fevereiro de 2023

O acervo ‘O centro vive’ da fotógrafa alagoana Katarina Mendes de Jofré, retrata as ruas cheias de contos populares, cultura e essência do centro histórico maranhense através de suas fotos. A exposição se inicia neste sábado (17) a partir das 19 horas e fica disponível para visitação até fevereiro de 2023 na galeria Bon Vin, no bairro da Ponta Verde em Maceió.

A ideia nasceu com a vontade de promover um passeio pelo centro histórico de São Luís sem que precisasse viajar até o estado do Maranhão. Dessa maneira, o acervo registra prédios históricos, dia a dia dos trabalhadores, folclore e crianças em um conjunto, tornando-se o ‘centro vivo’ da cidade.

“O nome da exposição, foi uma frase que ouvi ao conversar com uma desconhecida na rua que me viu fascinada com a cultura dessa cidade. O centro é vivo, rico, leve, feliz. O Centro histórico de São Luís exala essa energia inexplicável que tentei congelar nesses momentos que presenciei”, explica Katarina.

O centro histórico de São Luís, manteve sua essência como colônia portuguesa e tem conservado harmoniosamente sua história integrada ao ambiente urbano ao seu redor. Fator que chamou a atenção da artista alagoana de 28 anos, “Decidi fazer um pequeno projeto sobre as coisas que presenciei através de uma visão de uma pessoa que não é daqui”, descreve a fotógrafa.

Como artista, ela encontrou em cada esquina um motivo para celebrar a cultura do local e trazê-la também para que os alagoanos pudessem admirá-la.

“Como uma passante nesta cidade, tive meu primeiro contato com essa cultura, vendo um ensaio aberto de tambor de crioula. Esse ensaio me levou a disparar meu primeiro clique depois de sentir toda leveza, confiança, força, e orgulho que era exalado naquele lugar”, finaliza Katarina.

/Assessoria

Sair da versão mobile