Bolsonaro ‘bate martelo’ sobre passar faixa presidencial a Lula

Foto: Agências

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teria, finalmente, tomado uma decisão sobre sua participação na cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro.

De acordo com a coluna de Guilherme Amado no portal Metrópoles, Bolsonaro decidiu que não vai à cerimônia em Brasília e, desta forma, não passará a faixa presidencial ao novo chefe do Executivo.

A questão vinha sendo discutida nas últimas semanas e, após sinalizar que não estaria no evento, Bolsonaro chegou a voltar atrás e cogitou entregar a faixa a Lula.

Desta vez, porém, ele teria batido o martelo ao ouvir argumentos de aliados, que consideram que o atual presidente seria bastante criticado por seus apoiadores caso estivesse na posse de seu rival.

No início do mês, Bolsonaro chegou a falar a pessoas próximas que considerava não haver clima para sua ida à cerimônia do petista, após a troca de acusações e ofensas durante a campanha eleitoral.

Outro motivo para sua ausência é a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante os últimos meses. O atual presidente tem certeza de que foi tratado de forma diferente pelo órgão, ainda que não tenha comprovado qualquer irregularidade, e, segundo ele, estar na posse do rival seria concordar com o processo que resultou na eleição de Lula.

Nem mesmo o argumento de pessoas próximas, de que sua ida ao evento demonstraria seu compromisso com a democracia, convenceu Bolsonaro. Ele acha que o gesto não mudaria a opinião de pessoas que já não gostam dele.

Cronograma da posse
O Senado divulgou nesta quinta-feira (15) o roteiro da posse do presidente eleito Lula e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que acontece no dia 1º de janeiro de 2023, no Congresso Nacional em Brasília.

No roteiro disponibilizado, contém informações que vão desde a chegada dos Chefes de Estado e de Governo, líderes internacionais, autoridades convidadas e dos empossados, marcada para às 13h45 até às 14h30.

Este ano a Solenidade já bateu o recorde de presenças de líderes internacionais com 17 confirmadas. Alguns dos países que já citaram presença na posse de Lula são: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Portugal e Uruguai.

A sessão solene de posse presidencial está marcada para começar às 15h e será finalizada às 16h20, com a saída do presidente Lula e do vice Alckmin para o Palácio do Planalto.

Confira o roteiro:
13h45 às 14h30 – Chegada dos Chefes de Estado e de Governo, Anexo 1 do Senado Federal (SF)

13h30 às 14h30 – Chegada das autoridades e convidados, Salão Branco

14h20 às 14h30 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos, na Catedral Metropolitana de Brasília

14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional

14h40 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados

15h – Sessão Solene de Posse Presidencial

15h50 – Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do SF

16h – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do SF em direção à área externa do Palácio

16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares

16h20 – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.

Após o evento, um festival vai celebrar a posse do novo governo com dois palcos lado a lado perto da praça dos Três Poderes, em Brasília. As apresentações começam às 18h30 do dia 1º de janeiro.

Yahoo

Sair da versão mobile