Gaspar e oposição acionam CGU e TCU contra compra de móveis por Lula

Redação

O deputado federal alagoano Alfredo Gaspar (UB) é um dos nove parlamentares a acionar a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a investigação da compra de móveis sem licitação pela Presidência da República. Ao todo, o Governo Lula gastou R$ 379 mil em 11 itens.

Os parlamentares afirmam que não há justificativa para a dispensa de licitação, reservada por lei a casos de emergência ou calamidade. Se ficar provado que houve irregularidade, o caso pode ser enquadrado como improbidade administrativa.

“A situação apresentada até o momento não parece se enquadrar como emergencial ou comprometedora da segurança de pessoas ou obras, ou mesmo qualquer outra hipótese prevista em lei”, argumentam os deputados.

Além de Gaspar, que ao se eleger prometeu oposição a Lula, assinam a representação: Adriana Ventura (Novo-SP), Deltan Dallagnol (Podemos-PR), Gilson Marques (Novo-SC), Kim Kataguiri (União-SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Maurício Marcon (Podemos-RS) e Pedro Aihara (Patriota-MG).

Sair da versão mobile