Redação
Nesta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) informou que decidiu afastar a veterinária responsável por realizar a eutanásia no cachorro Apollo, na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).
A profissional ficará ausente das atividades até o esclarecimento total dos fatos e do processo administrativo. O caso ganhou repercussão pois o cão teria sido sacrificado de maneira indevida.
“A Secretaria Municipal de Saúde reforça, ainda, que está empenhada em esclarecer toda situação envolvendo o caso, assim como se solidariza com os tutores do animal”, diz a pasta.
No caso, Apollo, cão da raça Weimaraner, fugiu de casa e foi encontrado pela equipe de Zoonoses de Maceió. O animal estaria fraco, mas era um caso recuperável. Na UVZ, porém, a decisão foi pela eutanásia, antes mesmo de avisar a família.
Os tutores ficaram revoltados com a situação e acionaram a polícia. Depois de ser sacrificado, o cachorro teve o corpo colocado num saco de ração e só foi entregue à família mediante decisão judicial.