A ex-deputada federal Tereza Nelma foi nomeada, nesta quinta-feira (02), como secretária nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
“Estou muito feliz em compartilhar com vocês que aceitei assumir esse desafio com a perspectiva de trabalhar pelo desenvolvimento do setor da pesca e da aquicultura, focando em valorizar os trabalhadores dessa atividade. É uma felicidade assumir essa Secretaria que tem tanta importância na economia e no combate à insegurança alimentar no Brasil”, disse Tereza.
A agora secretária Tereza integrou anteriormente a equipe de transição do governo Lula no grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de ter contribuído também com o grupo de discussão sobre políticas para pessoas com deficiência. Tereza foi convidada para assumir a pasta da Aquicultura pelo atual ministro da pesca, André de Paula.
A secretaria que Tereza irá comandar é responsável por fiscalizar, regularizar e estimular o desenvolvimento do setor, além de buscar garantir os direitos dos trabalhadores da área. Em 2016, a atividade movimentou R$ 4,3 bilhões e gerou 1 milhão de empregos diretos e indiretos.
Ao comentar sobre os desafios e afinidade com esse novo cargo, Tereza afirmou: “Ser alagoana também é algo que me conecta ainda mais com essa nova tarefa, visto que nosso estado tem o maior complexo estuarino do Brasil e registra um grande número de comunidades que sobrevivem da pesca e de atividades relacionadas”.
Tereza Nelma
Tereza Nelma é ex-deputada federal e tem uma trajetória de mais de 35 anos ligada à defesa dos direitos humanos. Psicóloga e especialista em Educação Especial, lecionou na rede pública de ensino, onde desenvolveu sua paixão pela causa das pessoas com deficiência.
Como deputada federal, assumiu a Procuradoria da Mulher, foi a primeira mulher a coordenar a bancada federal de Alagoas e, pelo seu trabalho, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo, entregue pela Câmara dos Deputados.
Assessoria