Dono da rede Mix Mateus é o único nordestino bilionário na lista da Forbes

Foto: Revista Exame

A Forbes divulgou a lista dos bilionários brasileiros. No top 5, Jorge Paulo Lemann (Ambev) é o homem mais rico do País, com fortuna estimada em US$ 16,9 bilhões.

Já do Nordeste, Ilson Mateus, fundador da rede de supermercados Mateus (GMAT3), é o único representante que está no elenco. Ele apresenta uma fortuna estimada em US$ 1,7 bilhão e ocupa a posição 1697 no ranking global da pesquisa.

A sua instituição, que teve início em Balsas, no Maranhão, em 1986, começou com operações no varejo de supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos, e-commerce, indústria de panificação e central de fatiamento e porcionamento. 

A marca possui as bandeiras Mix Mateus, Mateus Supermercados, Hiper Mateus, Eletro Mateus e Camiño, além de uma plataforma de e-commerce e do aplicativo de descontos, o Mateus Mais.

A instituição atua em 90 cidades, com 224 lojas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Até o fim de 2022, a marca somava 52 atacarejos, 70 lojas de varejo, 102 unidades de Eletro e 13 centros de distribuição. No último mês, foi inaugurado o sexto supermercado no Ceará.

Antes de começar a trajetória de varejista, Ilson Mateus atuou por cerca de um ano como garimpeiro. Era o sonho de achar uma pepita que o permitisse alavancar sua verdadeira vocação. Segundo texto da revista Exame, depois de deixar o local sem encontrar ouro, começou outro negócio: a compra e venda de garrafas de vidro.

Foi assim que ele chegou a Balsas, no sul do Maranhão, onde percebeu que havia demanda de migrantes do Rio Grande do Sul – que chegaram à área para plantar soja – por produtos básicos.

Focus Jor

Sair da versão mobile