Lira deve anunciar bloco com 173 deputados nesta quarta (12)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reagiu à formação de um bloco parlamentar formado por Republicanos, MDB, PSD e Podemos e deve anunciar, nesta quarta-feira (12), a formação de um grupo com outros partidos aliados.

Os dois blocos servem para ocupação de espaços na Casa, como divisão das vagas nas comissões especiais, comissões de medidas provisórias e relatorias de projetos. Com a formação de mais um bloco, PT e PL devem perder espaços nessa distribuição.

Republicanos, MDB, PSD e Podemos formaram antes da Páscoa um grupo com 142 deputados, o que foi visto por aliados de Lira como um princípio de afastamento para preparar uma candidatura própria do grupo à sucessão dele na presidência da Câmara.

Lira vinha trabalhando por uma federação entre PP e União Brasil, o que, para este grupo, passava a mensagem de que seu candidato será o atual líder do União, deputado Elmar Nascimento (BA). A federação não deu certo e os partidos farão agora um bloco.

Para voltar a ser o maior grupo da Câmara, o bloco juntará partidos heterogêneos, como PP (que é parte governo, parte oposição), União Brasil, Patriota, PSDB e Cidadania, que se declaram independentes, e os governistas PDT, PSB, Avante e Solidariedade.

De fora dos blocos devem ficar apenas PT e PL, que perderão espaço na distribuição das comissões e relatorias, além de Psol/Rede e Novo.

/Valor Econômico 

Sair da versão mobile