Nos EUA, Lira diz que direita está forte para voltar à presidência em 2026

Ascom Câmara

Redação

Em evento do grupo de Líderes Empresariais em Nova York, nos Estados Unidos, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse que enxerga uma direita fortalecida e preparada para retornar ao poder em 2026, caso não repita os mesmos erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A fala foi na última quarta-feira (10). O alagoano citou que até a eleição dá para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), ou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), estarem aptos e cometerem menos erros que Bolsonaro.

“Um candidato de direita, errando menos, com um fortalecimento de uma base que existe no Brasil, e o presidente Bolsonaro como eleitor, eu acho que o quadro fica bastante desanimador para quem quiser disputar uma eleição em 2026″, pontuou Lira.

Segundo o líder da Casa, a grande contribuição de Bolsonaro foi incentivar que os brasileiros com um pensamento conservador e de direita possam expor suas ideias, sem que haja vergonha de expressar suas preferências políticas.

Uma possível volta de Bolsonaro ao páreo político e uma disputa presidencial em 2026, no entanto, encontra-se sob ameaça já que o ex-chefe do Executivo federal responde atualmente a uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suposto abuso de poder, o que pode deixá-lo inelegível.

*com agências

Sair da versão mobile