Redação
A Defesa Civil informou neste domingo (21) que nas últimas 72h os pluviômetros da capital registram um acumulado de 188 mm de chuvas, sendo 86 mm somente em 24h. O volume de chuvas, de acordo com a Semarh, não é absurdo, uma vez que o esperado para o mês de maio são 260 mm.
Segundo o órgão, desde a noite da última sexta-feira (19), foram atendidas 38 ocorrências, sendo a maioria delas por problemas estruturais nas edificações. Neste mesmo período, nove famílias ficaram desalojadas e foram para a casa de parentes.
“Receberam o atendimento da Diretoria Social, com os encaminhamentos necessários para aluguel social e/ou programa de habitação. A tendência para hoje é de continuidade de chuva com intensidade de fraca a moderada. As equipes continuam nas ruas atendendo ocorrências e realizando monitoramento”, informou a Defesa.
Existem os riscos de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos rios e riachos, bem como eleva-se o risco de deslizamentos em áreas de encosta. Também podem ocorrer acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, incluindo região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado. Até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do Estado de Alagoas.
Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 156. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.
