Governo de Alagoas diz que não tem como conceder reajuste aos servidores

Reunião do governo com servidores estaduais. Agência Alagoas

Redação

Em reunião com os sindicatos no dia de ontem (30), o Governo de Alagoas deixou claro que não tem como reajustar os salários dos servidores neste momento, em razão da atual situação fiscal.

O governo explicou que a queda na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) provocou uma reorganização nas finanças, assim como as recentes reestruturações de carreiras, a realização de concursos e o natural crescimento vegetativo da folha de pagamento.

Ou seja, o Estado não tem como reajustar os vencimentos sem ultrapassar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois estaria gastando 51,37% da arrecadação com salários.

Secretária especial do Tesouro Estadual, Monique Souza de Assis citou que o aumento na folha deu um salto de R$ 1 bilhão nos últimos anos. Outro impacto que está nas contas do Estado é a aplicação do piso da enfermagem, além das convocações dos novos concursados.

O governo prometeu, porém, manter diálogo com as categorias e acompanhar o desempenho da receita estadual nos próximos meses para uma posterior leitura da situação e do cenário.

Sair da versão mobile