Teca sobre estoque de ácido sulfúrico no porto: ‘Maceió não merece outro desastre ambiental’

Assessoria/Arquivo

A vereadora Teca Nelma participou hoje da audiência pública que discutiu a instalação de um terminal de armazenamento de ácido sulfúrico no Porto de Maceió. “É uma possibilidade que vem perturbando todos que se preocupam com a nossa cidade, com o meio ambiente e com as pessoas que vivem em Maceió”, disse a vereadora, que foi a única representante da Câmara Municipal no debate.

A instalação do terminal é proposta da multinacional francesa Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes, fabricante de fertilizantes, que arrematou por R$ 50 mil reais a área MAC10 do Porto de Maceió num leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em dezembro de 2020.

“Maceió é uma cidade que há 5 anos vive os reflexos devastadores da exploração de Salgema. Foram cerca de cinco bairros afundados, centenas de famílias obrigadas a deixar seus lares, moradores que até hoje lutam por reparação e uma cidade que ainda capenga na tentativa de reestruturar tudo que foi atingido”, pontuou Teca, relembrando o desastre provocado pela Braskem em Maceió.

O ácido sulfúrico é um produto considerado tóxico, altamente corrosivo e que, em caso de acidente ambiental, pode causar incêndios ou explosões e contaminar os cursos de água. Os especialistas ambientais alertam ainda para a recomendação de que o armazenamento desse tipo de conteúdo deve ser feito em áreas distantes de grandes centros urbanos.

Leia mais: Risco ambiental: Porto de Maceió pode receber terminal com ácido sulfúrico

Assessoria

Sair da versão mobile