ETA da Ufal apresenta adaptação da obra brasileira ‘Auto da Compadecida’

1ª sessão é destinada exclusivamente para agendamento de escolas da rede pública e a 2ª sessão, aberta ao público.

Foto: Woulthamberg Rodrigues

A Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/Ufal) promove o grande clássico brasileiro “O Auto da Compadecida”, do escritor Ariano Suassuna, com apresentações gratuitas nos dias 15 e 16 de junho no Teatro Deodoro. A montagem faz parte do processo de finalização dos formandos do 4° módulo do Curso Técnico em Teatro da ETA, sob direção geral e concepção visual do professor Alex Cerqueira com o auxílio de professores, técnicos e ex-alunos. A entrada é franca.

A obra escolhida “O Auto da Compadecida” foi escrita em 1955 e se caracteriza pela marcante presença de humor, críticas e linguagem oral carregada de bastante regionalismo, acentuando-se com precisão para as falas e vestimentas do nordeste brasileiro. No ano seguinte foi levada para adaptação de palco pela primeira vez, e em 1999 a história ganhou ainda mais ascensão e foi para a televisão através de uma minissérie da Globo. É uma das obras brasileiras mais conhecidas.

Para o diretor geral do espetáculo, Alex Cerqueira, o processo tem sido prazeroso e com a sensação de dever cumprido ao estar formando grandes artistas: “Como professor das disciplinas ligadas às visualidades dos espetáculos, nossa montagem do Auto da Compadecida surgiu a partir das concepções visuais que foram compartilhadas com toda a equipe da peça, contando com muitas mãos envolvidas, pois todos os professores do curso de Teatro e técnicos da Escola contribuíram ativamente nessa formação. Fico muito feliz em ver a evolução dos alunos, desde os testes de seleção até agora na produção ativa do processo. Acredito que cumprimos uma função importante e que estamos entregando grandes artistas para a sociedade alagoana.”

Diversão e dever cumprido são os sentimentos que o formando Joabe Procópio, que faz parte do elenco, espera para os dois dias de apresentação: ”Eu acredito que boas expectativas são provindas de um trabalho que é feito com a crença de que vai dar certo e feito da melhor forma, e é muito bom receber essa crença de pessoas que acreditam no seu trabalho. E por ser a conclusão do nosso curso, espero acima de tudo que todo mundo se divirta e sinta a nossa emoção”, finaliza.

Esta adaptação foi feita com a participação dos alunos, técnicos, formandos e professores da ETA, que vão utilizar o texto original de Ariano Suassuna junto da adaptação do filme de Adriana Falcão, João Falcão e Guel Arraes, e vai acontecer de forma gratuita nos dias 15 e 16 de junho, sendo às 14h30 a apresentação exclusiva para alunos da rede pública (por agendamento) e aberta ao público às 19h30. A classificação indicativa é 14 anos.

Marcação de pauta: +55 82 8220-3194 / +55 82 8849-2085

FICHA TÉCNICA

Divulgação

Assessoria

Sair da versão mobile