Tutmés Airan é o representante de Alagoas na disputa para ministro do STJ

Assessoria/Arquivo

Redação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) define hoje (19) a lista sêxtupla para a terceira vaga em aberto de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). As outras duas cadeiras estão em disputa entre 59 desembargadores, sendo Tutmés Airan o único representante do Judiciário de Alagoas.

Perto de completar 61 anos, Tutmés já está em campanha em busca de votos dos ministros. Ele pode se juntar a Humberto Martins, que foi recentemente presidente do STJ, como alagoanos na corte superior.

Ambos, inclusive, chegaram ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da mesma maneira, por meio do quinto constitucional da advocacia. Martins em 2002 e Tutmés em 2009. Agora, a história pode se repetir, mas no STJ.

Dos 59 desembargadores, quatro serão escolhidos através de votos dos ministros. Da lista quádrupla, caberá ao presidente Lula escolher dois para preencher as vagas no STJ.

Atuante na justiça social, Tutmés pode ter essa vantagem, mas primeiro precisará dos ministros para chegar entre os quatro postulantes.

Sair da versão mobile