Redação*
A Operação Lei Seca completa 11 anos nesta quarta-feira (28). Nos primeiros cinco meses de 2023, os flagrantes e prisões por embriaguez ao volante em Alagoas recuaram 42% na comparação com igual período de 2022. Além disso, as situações de alcoolemia caíram quase 53%.
De janeiro a maio de 2023 foram registradas 21 prisões em flagrante, contra 50 no mesmo período do ano passado. Em mais de uma década de atuação em Alagoas, a Operação Lei Seca realizou 4.101 ações, com 216.242 abordagens de veículos.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) justifica a queda nos números através do trabalho de conscientização desenvolvido junto aos condutores alagoanos.
“Esse resultado só está sendo possível graças ao empenho e dedicação dos guerreiros da Lei Seca, que sempre buscam condutores mais conscientes e um trânsito cada vez mais seguro para todos. Nossa gestão tem dado um foco maior na conscientização, atuando de forma ainda mais educativa. É esse trabalho que está fazendo os alagoanos mudarem de atitude”, afirmou Marco Fireman, atual diretor-presidente do Detran Alagoas.
O tenente coronel Eduardo Alex, gerente de planejamento, fiscalização e controle de trânsito do Detran-AL, os resultados das ações são possíveis graças a parceria com a Polícia Militar de Alagoas e demais órgãos de trânsito.
“São milhares de vidas salvas nas estradas e rodovias durante os 11 anos de atuação da Lei Seca no estado. Os esforços são conjuntos entre o Detran-AL e as parcerias com os demais órgãos de trânsito como a Polícia Rodoviária Federal, o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, e as superintendências municipais de trânsito”, ressaltou o gerente.
*com Agência Alagoas
