Morre José Vieira, criador do tradicional bar maceioense ‘Caldinho do Vieira’

Arquivo Pessoal

Morreu nesta sexta-feira (14) o alagoano José Vieira dos Anjos, criador do “caldinho do Vieira”, patrimônio imaterial de Alagoas e proprietário do antigo Bar Caldinho do Vieira, que funcionava desde 1974 no bairro do Pinheiro, em Maceió, e foi obrigado a fechar as portas devido ao afundamento do solo provocado pela mineração da Braskem. A causa da morte não foi divulgada.

José Vieira nasceu em Pão de Açúcar, no interior de Alagoas, e foi viver em Maceió, onde foi vendedor da Casas José Araújo e taxista. Em 1972, abriu uma pequena mercearia com poucos itens de variedade e pôs para degustação a cachaça e o caldinho de feijão “Ele e Ela”, que viraram protagonistas do estabelecimento, que se tornou o Bar Caldinho do Vieira em 1974.

Em 1989, o bar de esquina na antiga Rua Belo Horizonte, atual Rua Prof. José da Silveira Camerino, no bairro do Pinheiro, passou por uma reforma, passando a comportar mais mesas. Sempre movimentado, o Caldinho do Vieira se tornou ícone da culinária maceioense.

Por mais de 47 anos, José Vieira serviu em seu bar litros de caldinho por dia. A receita foi herdada de uma irmã que tinha um restaurante em Pão de Açúcar.

Com o afundamento do solo provocado pela mineração realizada pela Braskem no bairro do Pinheiro, o Bar Caldinho do Vieira foi obrigado a fechar e o proprietário se juntou a centenas de comerciantes e moradores na luta por indenização justa.

No ano de 2020, o projeto de lei do deputado Bruno Toledo para reconhecer o caldinho criado por Vieira como patrimônio cultural alagoano foi aprovado. O Bar Caldinho do Vieira fechou definitivamente em março de 2021.

g1

Sair da versão mobile