Demissão de primo de Lira do Incra Alagoas pode acontecer após recesso

César Lira, atual chefe do Incra Alagoas. Reprodução/Instagram

Redação

Pressionado pela militância, o Governo Federal está articulando a demissão de César Lira do comando do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Alagoas. Ele é primo do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), o que tem atrapalhado a decisão imediata.

Segundo bastidores, a expectativa do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, é resolver a questão assim que Arthur Lira voltar do recesso parlamentar, já que seria fundamental o aval do deputado alagoano para evitar conflitos futuros.

César Lira está no cargo desde 2017, ainda na gestão de Michel Temer (MDB). No entanto, com a vitória de Lula (PT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem cobrando a demissão do atual superintendente por seu posicionamento contrário às pautas do MST.

Vale lembrar que, em abril, manifestantes chegaram a invadir a sede da autarquia no Centro de Maceió para exigir a saída de César. Mesmo com a pressão, o governo concordou em mantê-lo no posto temporariamente. Movimentos sociais querem a nomeação do engenheiro José Ubiratan Rezende Santana.

Sair da versão mobile