MST marcha 40 km até Maceió em apoio à reforma agrária e democracia

Foto: Angelo Amorim

Redação

Nesta segunda-feira (7), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Alagoas (MST/AL) promoveu uma marcha de 40 quilômetros – no trajeto Messias a Maceió. A caminhada começou nas primeiras horas da manhã e chegou à capital alagoana à tarde.

Segundo a organização, a atividade, denominada Marcha Estadual em Defesa da Democracia e da Reforma Agrária, reúne cerca de 2 mil camponeses e camponesas de todas as regiões do estado.

De acordo com o movimento social, o objetivo é pautar o avanço nas políticas públicas para o campo.

“É fundamental que a luta dos camponeses e camponesas seja abraçada também por quem vive nas pequenas e médias cidades. Queremos debater com a sociedade o papel da agricultura familiar e camponesa para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país”, aponta o coordenador Carlos Lima.

A ação dos movimentos em Alagoas deve ainda retomar o conjunto de agendas e negociações com os Governos Estadual e Federal, na perspectiva de pautar o desenvolvimento dos assentamentos rurais, além do avanço na negociação das áreas onde hoje famílias sem terra vivem acampadas.

“Marcharemos também pela necessidade de posicionar a centralidade da reforma agrária e da agricultura camponesa para o desenvolvimento de políticas públicas estaduais e nacionais”, disse Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.

“Teremos dias de caminhada atravessando parte do estado com nossas bandeiras, palavras de ordem e reivindicações na intenção de chegar em Maceió com a força coletiva dos camponeses e camponesas que cotidianamente se organizam nos mais diversos acampamentos e assentamentos pelo estado, produzindo alimentos saudáveis, construindo solidariedade e resistindo na defesa do desenvolvimento do nosso estado”, destacou Nunes.

Sair da versão mobile