Hemoal faz coletas itinerantes de sangue em Arapiraca e Coruripe

Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Além de receber doações de sangue em seus postos fixos, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas coletas itinerantes nesta quinta-feira (10), com o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários. Em Arapiraca, a ação ocorrerá na empresa Resgate Proteção Veicular, no bairro Jardim Tropical, das 8h às 15h; já em Coruripe, a iniciativa será realizada das 9h às 16h, na Unidade de Coleta de Transfusão (UCT), situada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão.

De acordo com os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue, é imprescindível ter boa saúde, peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios originais.

Com relação aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento. Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

Segundo o MS, os voluntários também não podem ter contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres podem doar sangue normalmente, a menos que estejam grávidas ou amamentando e, para repetir o procedimento, devem aguardar um intervalo mínimo de 90 dias. Já quanto aos homens, uma nova doação pode ser feita após 60 dias do último comparecimento ao Hemoal.

Para o médico Gustavo Pontes de Miranda, secretário de Estado da Saúde, a estratégia do Hemoal de investir nas coletas externas é acertada, porque facilita o acesso dos alagoanos à doação de sangue. “Seja para realizar os atendimentos de emergência ou durante os procedimentos cirúrgicos eletivos, o sangue é essencial e, para isso, toda iniciativa para manter estabilizado o estoque de sangue é fundamental”, enalteceu o gestor.

 

/Ascom Sesau

Sair da versão mobile