Lula participa de desfile do 7 de Setembro no DF: ‘O Brasil voltou a sorrir’

Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (7), do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Lula chegou ao desfile em carro aberto, em pé, acompanhado da primeira-dama Janja. O presidente usava a faixa presidencial recebida na posse em janeiro, e Janja, um vestido vermelho.

O casal acenou para o público que lotava as arquibancadas e seguiu para a tribuna de honra, com cerca de 200 lugares para autoridades. Não houve falas no evento, uma vez que ontem ocorreu um pronunciamento em rede nacional, no qual Lula disse que “o Brasil voltou a sorrir”.

“Nosso país voltou a crescer com inclusão social, distribuindo renda e combatendo as desigualdades”, afirmou Lula. “A independência do Brasil ainda não está terminada. Ela precisa ser construída a cada dia, por todos nós, sobre três grandes alicerces: democracia, soberania e união”, reforçou.

Na tribuna de honra, além de Lula e Janja, estavam:

  • o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e o vice-presidente da República Geraldo Alckmin;
  • ministros como Márcio França (Micro e Pequena Empresa), Margareth Menezes (Cultura), Cida Gonçalves (Mulheres) e Nísia Trindade (Saúde);
  • o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas – ambos, cotados para uma vaga no STF;
  • o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

O personagem Zé Gotinha, mascote da campanha de vacinação no país, desfilou em cima de um carro do Corpo de Bombeiros do DF e foi aplaudido pelo público.

É o primeiro 7 de Setembro deste mandato de Lula. O governo que marcar a data fazendo uma contraposição com desfiles de anos anteriores. Lula e equipe querem ressaltar a união nacional, a democracia e a relação institucional entre o poder civil e as Forças Armadas.

/g1, com acréscimo da redação

Sair da versão mobile