Ponte Penedo-Neópolis terá 1,2 km de extensão e custará R$ 300 milhões

Ascom Ministério dos Transportes

Redação

A ponte que ligará a cidade alagoana de Penedo e a cidade sergipana de Neópolis, atravessando o Rio São Francisco, terá quase 1,2 quilômetros de extensão e custará R$ 300 milhões, recurso oriundo do Governo Federal.

Nesta terça-feira (3), foi lançada a licitação da obra, para que as empresas apresentem suas propostas. Com a vencedora definida, será assinada a ordem de serviço. A partir daí, a previsão para conclusão da construção é de 3 anos.

Serão feitos também 12,5 quilômetros de acessos à ponte, que se ligará à BR-349, compondo parte de mais um trajeto entre Maceió e Aracaju. A rodovia terá duas faixas de rolamento, acostamento, passagem de pedestres, ciclovias, acessos e vãos de navegação.

“A obra é uma demanda antiga da população e vai impulsionar a economia, o turismo regional e está em sintonia com os programas que visam à melhoria da qualidade ambiental do Rio São Francisco”, afirma o ministro dos Transportes, Renan Filho.

A solenidade também contou com a participação do governador Renan Filho, do prefeito penedense Ronaldo Lopes e de políticos de Sergipe.

Impacto

Os benefícios da obra irão além das regiões impactadas diretamente, que vai além da união de Sergipe e Alagoas.

• “Com essa ponte, o cidadão pode sair da Bahia e chegar a Pernambuco pelo litoral, incrementando o turismo em parte significativa do Nordeste brasileiro”, explicou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, presente na solenidade de lançamento;

• Sustentabilidade. “É o que o mundo exige e o que estamos fazendo com essa obra. A ponte de integração vai fomentar a região do Baixo São Francisco, que agora estará mais fortalecido”, acrescentou o governador de Alagoas, Paulo Dantas.

• Desenvolvimento econômico. “Turismo é emprego. Uma obra como essa representa mais oportunidade e, consequentemente, mais dignidade para a população” defendeu o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.

Estrutura

De acordo com o projeto elaborado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a estrutura estará localizada entre as rodovias estaduais AL-225 e SE-335:

• Ponte sobre o Rio São Francisco: 1,18 quilômetro;
• Alças para os acessos e retornos: 3,3 quilômetros;
• Duas passagens de pedestres e ciclistas de 2,3 metros;
• Vão de navegação estimado de 150 metros;
• Duas faixas de rolamento com 3,6 metros.

Divulgação
Sair da versão mobile