Um vídeo da empreendedora Thalia Nunes Lima, 26 anos, viralizou no TikTok nesta semana. Nas imagens, ela mostra uma cozinha fechada e afirma que a rede The B-Burgers, que tinha o influenciador Carlinhos Maia como um dos sócios, teria fechado “mais de 100 franquias” sob acusações de má gestão.
“É isso que acontece quando se acredita em influencers, todo seu dinheiro sofrido, suado”, diz ela no vídeo, que alcançou mais de 3 milhões de visualizações na rede social. Procurada pela imprensa, a rede confirmou ter encerrado um total de 100 unidades e alegou estar passando por “reestruturação”.
Em um vídeo posterior, a ex-franqueada explicou que comprou a franquia em 2022 porque Carlinhos Maia havia garantido “lucros e vendas absurdas”. “Ele simplesmente não divulgou [a marca]”, diz Lima.
Em entrevista, ela disse que atua no ramo de franquias desde 2016, com uma marca de milkshakes, e que decidiu investir na The B-Burger em abril de 2022, após um anúncio do próprio influenciador nas redes sociais, propondo “sociedade” por meio de um “arraste para cima”. Ela afirma ter investido R$ 380 mil no total.
“A franqueadora deixou de prestar suporte em outubro de 2022. Tentei pedir ajuda para que o Carlinhos fizesse a divulgação da hamburgueria, mas não adiantou”, diz.
Ela afirma que ainda tentou pedir suporte para o aumento de vendas, mas não foi atendida, e que quando recebeu um consultor de campo, já era tarde demais. Lima diz que fechou a loja por iniciativa própria, pois se sentiu “abandonada”, com dívidas com o shopping center, fornecedores e funcionários.
A The B-Burger foi fundada em 2018 pelo chef Ítalo Bruno, em Aracaju (SE), e começou a expansão em 2020, chegando a 20 lojas. Em 2021, a rede ganhou a sociedade de Carlinhos Maia, ao lado da aceleradora 300 Franchising.
/PEGN