Transplante de fígado em Alagoas é interrompido por falta de pagamento

Dr. Oscar Ferro publicou uma nota em suas redes sociais oficiais, para salientar a paralisação do serviço no estado

Arquivo

Raphael Medeiros

Oscar Ferro é médico e chefe do transplante de fígado em Alagoas. O profissional da saúde divulgou uma nota, na manhã desta segunda-feira (9), informando a paralisação do serviço em solo alagoano. Segundo a nota, a motivação para a interrupção dos procedimentos é a falta de pagamento, por parte da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU).

Em agosto, a assessoria de comunicação da SESAU publicou uma notícia, em seu site oficial, que comemorava o o quinto transplante de fígado realizado no estado. O procedimento foi operado pela equipe chefiada por Oscar Ferro.

Na matéria em questão, o secretário Gustavo Pontes de Miranda disse:

“Realizamos o quinto transplante de fígado desde maio de 2021 e não vamos medir esforços para proporcionar o aumento das doações de órgãos no nosso Estado. Cada alagoano é importante e nosso objetivo é ampliar as ações educativas para vê-los deixar a fila de espera, possibilitando que tenham uma nova chance de vida, por meio do transplante de órgãos.”

A realização dos transplantes de fígado foi uma vitória significativa para pacientes e profissionais de saúde. A médica Leila Tojal, por exemplo, sempre batalhou para que o procedimento fosse realizado em Alagoas. Antes, a fila de pacientes locais dependia da central de transplantes do Recife.

O início do programa aqui no estado era para ter ocorrido ainda em 2020, o que só não aconteceu por causa da pandemia.

Hoje, pelo menos seis pessoas aguardam um “novo” fígado em Alagoas.

Confira a nota de Dr. Oscar Ferro na íntegra:

Foto: Reprodução
Sair da versão mobile