CPI do 8 de janeiro aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro e generais

Reprodução/Arquivo

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro aprovou, nesta quarta-feira, o relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) que pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos generais da reserva Walter Braga Netto e Augusto Heleno por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Bolsonaro também é alvo de pedido de indiciamento pelos crimes de associação criminosa, violência política e tentativas de abolição do Estado democrático de direito.

Primeiro nome da lista de sugestões de indiciamentos no relatório de Eliziane, Bolsonaro é apontado pela senadora como responsável direto e mentor moral dos ataques de 8 de janeiro, quando vândalos bolsonaristas radicais invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A senadora também pede, no relatório, os indiciamentos de Braga Netto, que foi ministro da Defesa e da Casa Civil sob o governo Bolsonaro e seu candidato a vice na eleição de 2022, e de Heleno, que chefiou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na administração Bolsonaro.

Aprovado pela CPMI, o relatório de Eliziane deverá ser encaminhado ao Ministério Público, a quem caberá decidir se indicia o ex-presidente e os demais acusados.

Sair da versão mobile