Censura: deputado Cabo Bebeto quer condenação de jornalista alagoano

Foto: Ascom ALE

Da Redação

O deputado estadual Cabo Bebeto (PL) está processando o jornalista alagoano Marcelo Firmino, do portal de notícias ‘É Assim’, após a matéria: “Cabo Bebeto se rende e agora é apoiador de Paulo Dantas na Assembleia Legislativa“, sobre o cenário político na Casa de Tavares Bastos.

Na esfera cível, o deputado pediu indenização por danos morais, o que foi julgado improcedente pela Justiça no primeiro momento. Já no âmbito criminal, quer a condenação pelo crime de difamação, citando as sanções penais previstas nos artigos 139 e 141, III do Código Penal.

A pena vai da detenção de três meses a um ano, aumentando-se em um terço por conta do meio que proporcionou a divulgação da difamação, além de multa. A audiência de conciliação está marcada para dezembro.

Bebeto ajuizou a ação mesmo com foto e declarações expostas do encontro que houve entre o parlamentar e os deputados Marcelo Victor e Bruno Toledo, líderes do MDB na Casa, para firmar uma aliança.

O deputado justifica que somente declarou voto para a reeleição de Marcelo Victor a presidente da Assembleia Legislativa, mas que, porventura, integra o mesmo partido do governador, ambos emedebistas.

No entanto, o voto não significa que passou a integrar o bloco de Paulo Dantas, como diz a matéria. Por isso, o texto veiculado seria dotado de cunho demasiadamente sensacionalista e difamatório, visando tão somente macular a imagem de Bebeto junto aos seus eleitores.

Atuante no jornalismo há cerca de 40 anos, passando por diversas redações, Marcelo Firmino afirma que sua trajetória é de profissionalismo, serenidade e o devido respeito aos fatos, citando a incoerência do deputado, pois o convite para integrar o grupo parlamentar de apoio ao governo foi público.

No caso, na foto abaixo, Bruno Toledo disse: “Exercitando sempre o diálogo democrático com os partidos que comporão a Assembleia Legislativa, estive hoje com o líder do PL, Deputado @cabobebeto, autêntico representante da direita em Alagoas, para formação de um bloco parlamentar.”

Como resposta, Bebeto afirmou: “Independência e democracia por Alagoas, obrigado pela confiança, cortesia, compreensão e amizade de sempre meus amigos.”

Encontro entre Cabo Bebeto, Marcelo Victor e Bruno Toledo citado na matéria. Reprodução

Nota de solidariedade

“O Sindicato de Jornalistas Profissionais de Alagoas vem a público se solidarizar com o jornalista Marcelo Firmino, que está sendo, mais uma vez, processado pelo deputado estadual Cabo Bebeto. O parlamentar questiona o teor de uma matéria publicada por Marcelo Firmino – com mais de 40 anos de experiência profissional.

O Sindjornal repudia a estratégia de assédio judicial, que tem sido uma ferramenta utilizada contra centenas de jornalistas em todo o país na tentativa de perseguir os profissionais da comunicação.

Vale explicar o que o assédio não se dá apenas pela quantidade de ações movidas contra um jornalista ou veículo, mas, sobretudo, pela intencionalidade da ação judicial que é a de gerar silêncio, censura ou intimidação.

Não podemos aceitar que os tribunais venham a ser utilizados de forma equivocada como uma arma contra a liberdade de imprensa e expressão, nem muito menos que sejam apontados como uma advertência aos jornalistas alagoanos – que confiam na força e isenção das instituições.”

Sair da versão mobile