Redação
A televisão aberta em Alagoas pode sofrer mudanças a partir de 2024. É que a Rede Globo pode retirar a afiliação da TV Gazeta, propriedade da família do ex-senador Fernando Collor, que sofre com acusações de corrupção e crise financeira.
A informação foi trazida pelo jornal Folha de São Paulo. A TV de Collor, vale citar, é parceira da Globo há 48 anos. Quem assumiria o sinal em Alagoas seria o Grupo Nordeste de Comunicação, que tem a TV Asa Branca, afiliada da Globo em Caruaru-PE.
Nas últimas semanas, a TV do grupo passou a operar em fase de testes em um prédio comprado no bairro do Farol, em Maceió. O transmissor já foi instalado e os testes começaram na última segunda-feira (23). Se tudo der certo, a troca pode ocorrer no primeiro semestre de 2024.
Conforme reportagens da Folha de Alagoas e de outros veículos de imprensa, a Organização Arnon de Mello (OAM), fundada pelo pai de Collor, acumula dívidas milionárias e entrou com pedido de recuperação judicial, processo em que também é acusada de fraude e está sendo investigada.
Além disso, em maio, Collor e um diretor da Gazeta foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e lavagem de dinheiro. No caso, Collor recebeu e ocultou R$ 20 milhões em propina, sendo uma parte depositada na sua conta, mas outra na do seu grupo midiático.