Taxa de desemprego cai para 7,7%, indica IBGE

Foto: Reprodução

Redação*

A taxa de desemprego cai para 7,7% no terceiro trimestre de 2023. Esses são dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios  Contínua (Pnad) divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (31). Foi a menor taxa de desocupação desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015 (7,5%).

Houve uma redução de 3,8% na população desocupada, o que equivale a 331 mil pessoas a menos, e ao longo do ano, essa diminuição chegou a 12,1%, representando uma queda de 1,1 milhão. Esta foi a menor taxa de desocupação desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015.

A população empregada atingiu o seu maior número desde o início da série histórica em 2012, com 99,8 milhões de pessoas. Isso representou um aumento de 0,9% no trimestre, o que equivale a 929 mil a mais, e um crescimento de 0,6% no ano (mais 569 mil pessoas).

De acordo com Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa do IBGE, “a redução da taxa de desocupação está associada a um crescimento importante da população ocupada, ou seja, no número de trabalhadores. Esse crescimento foi observado principalmente nas entidades dos serviços de tecnologia da informação, comunicação, serviços financeiros e principalmente serviços administrativos”. Beringuy ainda acrescentou que uma parte significativa da ocupação no terceiro trimestre de 2023 ocorreu devido a ampliação da carteira de trabalho.

/Agência Brasil

Sair da versão mobile