Ator da Globo será Rás Gonguila no desfile da Beija-Flor em alusão a Maceió

Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação

Samuel de Assis vai ser o destaque no desfile da Beija-Flor de Nilópolis no Carnaval 2024, representando Rás Gonguila, o alagoano homenageado no enredo “Um Delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”.

O convite para o ator, que é sergipano, foi feito em uma visita ao barracão da agremiação nesta semana: “Desfilar pela Beija-Flor sempre foi um sonho de infância, e eles me surpreenderam ao me convidarem para esse papel de destaque no Carnaval 2024.”

“Aceitei o convite de visitar o barracão sem entender muito, mas ao chegar lá, fui convidado para representar Rás Gonguila, esse símbolo mais que importante para o Carnaval da minha terra vizinha, Maceió! Eu já tinha ouvido falar, mas não tinha estudado sua história a fundo! Agora choro de emoção por ser ponte de conhecimento sobre essa história linda, junto de uma das escolas mais icônicas do Carnaval carioca!”, disse o ator.

De acordo com João Vitor Araújo, carnavalesco da Beija-Flor e responsável pelo desenvolvimento do enredo entre fantasias e alegorias, a ideia de convidar Samuel se deu desde o começo da pesquisa, por conta da alegria do ator que interpretou o Ben de Vai na Fé este ano, e também da sua semelhança ao homenageado.

“Ao pensar na figura de Rás Gonguila atualmente, não tem como não pensar em Samuel. Ele foi uma das pessoas que mais vieram na minha cabeça durante a pesquisa. Não só pelo sangue nordestino e pela aparência que remete muito ao que se tem de imagem ao Rás, mas também pela sua energia festiva, brincante e carnavalesca. Tenho certeza que será uma representação à altura do personagem. Estamos muito felizes com a chegada de Samuel”, afirmou Araújo.

Rás Gonguila, também conhecido como Benedito do Santos, era um engraxate e dono de um bloco carnavalesco em Maceió. Ao descobrir suas origens nobres africanas, desafiou os padrões da época ao se autoproclamar o imperador da folia em Alagoas. A Beija-Flor será a segunda escola a desfilar no domingo de carnaval, 11 de fevereiro.

/Gshow

Sair da versão mobile