Projeto ‘Coletivo Comunidades’ chega em Maceió e vai beneficiar 200 jovens

Podem se inscrever pessoas entre 16 e 25 anos que estejam cursando ou já concluíram o Ensino Médio

Foto: Reprodução

Maria Clara Gomes*

O Coletivo Comunidades, projeto de incentivo educacional do Instituto Coca-Cola e Solar Coca-Cola, está disponibilizando 200 vagas gratuitas para capacitação em tecnologia e empreendedorismo para jovens de Maceió, Manaus e Maracanaú. As inscrições vão até 29 de novembro e podem ser feitas pelo link https://edulivre.org.br/coletivo-comunidades.

Ao concluir a capacitação, os estudantes terão acesso a uma rede de mais de 400 empresas empregadoras parceiras dos institutos.

O projeto é uma realização gratuita do Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Solar Coca-Cola, Sesi, Unesco e Educação Livre. O projeto tem como objetivo proporcionar aos jovens das regiões Norte e Nordeste a oportunidade de transformar a sua realidade através de formação empreendedora e digital.

Segundo a gerente de Estratégia e Inovação do Instituto Coca-Cola Brasil, Ana Tacite, a iniciativa gera e amplia as oportunidades de aprendizagem e trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social através do empreendedorismo e capacitação tecnológica.

“Por um lado, eles desenvolvem habilidades compatíveis com o mercado de trabalho ao mesmo tempo que se conectam com oportunidades que podem levar a melhorar a renda familiar. Quanto mais capacitados e prontos para o que é solicitado pelas empresas, mais oportunidades eles conseguem”, disse Ana Tacite.

Foto: Reprodução

A Plataforma já impactou mais de 350 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas por todos os 26 estados do país e Distrito Federal, chegando a 2.413 municípios. Somente em Alagoas, de 2011 até 2023, o Coletivo já capacitou mais de 21.400 alagoanos.

Uma característica do projeto destacada pela coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola, Alana Barros, é o esforço para aumentar a capacitação tecnológica dos jovens, com o objetivo de facilitar a sua inserção no mercado de trabalho, que é cada vez mais orientado para a tecnologia. 

“Nesses cursos, os jovens terão oportunidade de aprofundar conteúdos sobre mundo digital, tecnologia no mercado de trabalho e profissões na tecnologia, como também aprender a empreender, características do empreendimento na era digital, entre outros. Cada participante é cadastrado em nosso banco de vagas especialmente para jovens integrantes do programa, o que reforça esse suporte ao jovem que procura entrar no mercado”, afirmou a coordenadora.

Para participar da seleção o jovem precisa ter entre 16 a 25 anos, residir nas cidades selecionadas, estar cursando ou já ter concluído o ensino médio e ter disponibilidade de realizar a formação de maneira híbrida (online e presencial), para maiores informações acesse: https://edulivre.org.br/coletivo-comunidades.

Estagiária com supervisão*

Sair da versão mobile